Fundação Escultor José Rodrigues


Na paisagem urbana europeia do século XX, encontramos diversos vestígios da era industrial que, embora carregados de simbologia, foram caindo em desuso e perdendo a sua memória. Tornaram-se "espaços de silêncio", lugares de ausência que atestam a brusca passagem do tempo. Desfiguram os bairros em que se encontram, tornando-se tantas vezes espaços abertos à marginalidade.

A Fundação Escultor José Rodrigues é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, reconhecida pelo despacho nº 28943/2008. É um espaço de promoção e divulgação artística e cultural, comprometido com valores sociais e educativos.

Ocupa uma parte do complexo edificado, a Fábrica Social, composta por uma superfície coberta de 1300 m2 de área e as seguintes infra-estruturas de apoio à sua actividade: salas de exposição, espaço multiusos, loja e cafetaria.

O início da sua actividade remonta a Fevereiro de 2009 e tem, desde então, ocupado um lugar de crescente destaque no panorama cultural e artístico da cidade do Porto.